sábado, 26 de julho de 2014

Opinião: "O milionário de Lisboa" - José Norton


 SINOPSE
O Milionário de Lisboa é a biografia romanceada de um homem que a história parece ter esquecido. Lembrá-lo é, por isso, um acto de justiça já que o seu nome é incontornável quando se fala da cultura nacional, nomeadamente no teatro lírico. Uma história repleta de emoção e mistério, que tem como pano de fundo as grandes mudanças políticas da primeira metade do século XIX e uma sociedade portuguesa que já nessa época se debatia com muitos dos problemas que ainda hoje a afectam: a crise económica, a opacidade nos grandes negócios, a hipocrisia e incapacidade da justiça, e, a mediocridade da política.
Também é uma história feita de grandes amores e paixões, beleza, ostentação, prazeres e traição que conta com um final inesperadamente dramático, ao estilo das melhores óperas do século XIX.

OPINIÃO
Se olhar para este livro do ponto de vista histórico, direi que é uma excelente lição! Setembristas, liberais, patuleia tantas e tantas referencias a uma época conturbada do nosso país. Mas como romance... É informação a mais!

Ficamos a saber que Quintela foi um grande patrono das artes, que se envolveu em vários porojectos artisticos e contribuiu para que Portugal recebesse artistas estrangeiros, mas muito do resto que este livro nos conta é desnecessario e acaba por se tornar numa leitura maçadora.

Há que notar no entanto que o autor teve um trabalho de investigação profundo, isso aleado a uma boa escrita, que apesar de tudo é de facil compreensão, não torna a leitura completamente negativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário