domingo, 6 de julho de 2014

Opinião: "A chama ao vento" - Carla M. Soares

SINOPSE:
Um corpo anónimo é lançado à água num misterioso voo noturno sobre o Atlântico…

Vivem-se os anos mais negros da Segunda Guerra Mundial, e a vida brilha com a força e a fragilidade de uma chama ao vento. Na Lisboa de espiões e fugitivos dos anos 40, João Lopes apresenta à sua amiga Carmo um estrangeiro mais velho, homem de segredos e intenções obscuras que depressa a seduz, atraindo os dois jovens para uma teia de mistérios e paixões de consequências imprevistas.
Anos volvidos, Francisco, jornalista, homem inquieto, pouco sabe de si próprio e menos ainda de Carmo, a avó silenciosa que o criou, chama apagada de outros tempos. É João Lopes quem promete trazer-lhe a sua história inesperada, história da família e dos passados perdidos nos tempos revoltos da Segunda Grande Guerra e da Revolução de Abril. Para João, é uma história há muito devida. Para Francisco, o derrubar dos muros que ergueu em torno da memória e da própria vida.
Um retrato íntimo de Portugal em três gerações, pela talentosa escritora de Alma Rebelde.

OPINIÃO:
 Como a Carla quer opiniões honestas, não levará a mal a minha. :)

A favor:
De inicio confesso que me custou um pouco entrar na estória, achei o Francisco enfadonho e irritante! Toda aquela incerteza e falta de confiança...
Mas à medida que o livro avança dei por mim a admirá-lo e a compreendê-lo. A infância longe dos pais e com um avô como Manuel foi o contributo para a sua existência solitária.
Temos neste livro uma época de medos, de repressão, em que o povo português vive na ignorância mais por medo do que por falta de informação. Tudo é censurado pelo Estado e quem ousar questionar tem uma vida perseguida.
Os personagens são consistentes, a época histórica interessante, a escrita é simples e nada entediante. Estes são ingredientes para uma leitura bastante agradável e em nada fatigante.
Gostei muito!

Contras:
Á parte a estória, o livro tem vários erros... É uma pena que uma autora com tanta potencialidade sofra com os erros de formatação/edição da obra.
"“Prefiro não dizer, receio que não me permit a carta não siga, se o fizer.” - este é apenas um exemplo, existem vários. 

No entanto estes pequenos contratempos não me farão desistir desta autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário