quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Helena Campos Henriques e João Poole da Costa



Centrado em três mulheres fortes e fora do seu tempo, esta trilogia - Joana Maria das Virtudes, O Homem de Cuiabá e Rio de Peixe - é uma saga familiar que atravessa várias gerações, tendo como pano de fundo o «ciclo do ouro» e outros momentos historicamente empolgantes, como o terramoto de Lisboa, ou o desembarque da corte portuguesa no Rio de Janeiro.
 
 
 Sequela da saga familiar do anterior romance dos autores (Uma Mulher no Reino), Soldado de Acaso centra-se num universo predominantemente masculino, e em duas gerações de homens dominadas por uma sucessão de guerras - da última Guerra Peninsular à Guerra do Paraguai, passando pelas Lutas Liberais e pela Guerra dos Farrapos.
Num século marcado pelo conflito entre Conservadores e Liberais, desenha-se o percurso romântico de um pai pragmático e de um filho idealista. A violência das guerras e a intensidade das paixões entrecruzam-se numa trama cheia de cor e de suspense, cujo desenlace é verdadeiramente inesperado.


Um casal de gémeos mestiços, sobreviventes da sangrenta guerra do Paraguai, perfilhados por dois irmãos nascidos nas brumas do Báltico evadidos do pangermanismo do Chanceler Bismark, acede à vida civilizada do século XX por caminhos antagónicos.

Ele, revolucionário assumido, entregar-se-á de corpo inteiro às suas causas e participará em atentados políticos pelo mundo fora, sem nunca esquecer a terra mãe.

Ela, conservadora e pragmática, na incessante busca das suas raízes europeias, integrará uma burguesia abastada com ramificações internacionais, envolvendo-se em ligações imprevisíveis.

Filhos do português Eduardo Milheiro e da índia Curubi, a vida impetuosa de ambos dá continuidade a Soldado de Acaso e Uma Mulher no Reino.

Sem comentários:

Enviar um comentário