quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"A beltraneja" - Almudena de Arteaga

Este romance histórico retrata toda uma série de acontecimentos emocionantes, peripécias, intrigas e lutas que levaram Isabel a Católica ao trono de Castela e conduziram ao afastamento de Joana de Castela, sobrinha de Afonso V, rei de Portugal.

Quando a irmã de Afonso V, rei de Portugal, deixa Lisboa para se casar com Henrique de Castela, não acredita nos rumores que põem em causa a virilidade do seu futuro marido. Joana de Portugal, conta rapidamente dar a Henrique VI o herdeiro por que este tanto ansiava, para provar a sua masculinidade e providenciar estabilidade a um reino no qual a nobreza, dividida, lutava pelo poder. Mas seria na própria noite de núpcias que esta teria a sua primeira desilusão.

Este livro constitui uma crónica escandalosa da época, centrada na figura da princesa Joana, conhecida por Beltraneja e, entre nós, por Excelente Senhora. De facto toda a intriga política da época se baseou na atribuição da paternidade desta princesa a D. Beltran de la Cueva e não ao Rei de Castela Henrique IV.

Esta enigmática história, que até hoje permaneceu oculta, camuflada pela "história oficial", escrita por conveniência dos vencedores, é a crónica de uma época na qual a ambiguidade sexual era utilizada como arma política e as bulas de casamento falsificadas, os envenenamentos e os tronos usurpados caracterizavam o panorama geral de uma corte itinerante.

Sem comentários:

Enviar um comentário