domingo, 3 de julho de 2011

C.J.Sansom - Mistério na época dos Tudor

E porque quem me conhece sabe que é a minha época da história preferida... Estou tão contente, por ter mais qualquer coisita...
Após a descoberta de uma conspiração contra o seu trono, o rei Henrique VIII parte numa espectacular viagem oficial ao Norte de Inglaterra para inspirar temor nos seus súbditos revoltosos. Acompanhado por mil soldados, a fina flor da nobreza e a sua quinta mulher, Catarina Howard, o rei assiste a uma extravagante demonstração de submissão por parte da pequena nobreza de York, naquele que será o momento apoteótico da maior visita oficial do período Tudor.
Um policial histórico que nos traz à memória O Nome da Rosa, de Umberto Eco.
No Inverno de 1537, a Inglaterra encontra-se dividida entre os que são fiéis à Igreja Católica e aqueles que são leais ao rei e à nova Igreja inglesa. Thomas Cromwell, o temido vigário-geral de Henrique VIII, lança uma campanha contra a velha Igreja, com novas e selvagens leis, julgamentos arbitrários e uma vasta rede de informadores. Ana Bolena foi decapitada e os mosteiros estão a ser extintos – os seus tesouros pilhados e as suas terras alvo da ganância dos cortesãos e da nobreza rural. Mas embora tenha abafado uma revolta popular, Thomas Cromwell receia que novas insurreições destruam o reino. Quando um dos seus comissários é assassinado num mosteiro, em Scarnsea, a costa sul de Inglaterra, Cromwell convoca Matthew Shardlake, um advogado conhecido como “o corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra”, para liderar a investigação. Quando Shardlake e o seu jovem assistente e protegido Mark Poer chegam a Scarnsea, descobrem provas de conduta sexual imprópria, desvio de fundos e traição. A descoberta de dois assassinatos leva Shardlake a agir depressa para impedir o assassino de voltar a matar.
Excitante e elegantemente escrito, Dissolução é uma obra brilhante e um retrato arrebatador da época dos Tudor.

Estamos em 1540, no Verão mais quente do século XVI. O ¿corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra¿, Matthew Shardlake, acreditando ter caído em desgraça junto de Thomas Cromwell, tenta passar despercebido, continuando a sua prática de advocacia. Mas o seu envolvimento num caso de homicídio, leva-o de novo à presença do vigário-geral e a uma nova missão¿ Perdida durante séculos, a fórmula do Fogo Negro, a lendária substância com que os Bizantinos destruíam os navios árabes, foi encontrada na biblioteca de um mosteiro londrino. Shardlake é enviado para a recuperar mas vai antes deparar com dois corpos brutalmente assassinados¿ e com o desaparecimento da preciosa fórmula!
Agora Shardlake tem de seguir o rasto desse Fogo através da Londres dos Tudor e, simultaneamente, de provar a inocência de uma jovem cliente, acusada de assassinato, e ainda de lutar contra as forças malignas que tentam, com uma brutal tenacidade, impedi-lo de chegar a bom porto. Mas, claro está, nada é o que parece¿ e Shardlake terá de descobrir isso a tempo de salvar a sua vida e a dos que lhe são mais próximos. Tensão religiosa, turbulência política e convulsão social - três elementos que se unem numa atmosfera de cortar à faca, que serve de cenário a esta segunda história de Shardlake. E, mais uma vez, C. J. Sansom combina magistralmente ficção histórica e mistério, construindo um extraordinário tour de force de intriga e suspense.
Primavera de 1543. Enquanto em Inglaterra se vivem momentos de grande tensão religiosa e convulsão social, Henrique VIII planeia um sexto casamento, sob o olhar atento do vigário-geral, Cranmer. Desta vez, o seu alvo é Lady Catherine Parr, conhecida na Corte pelas suas simpatias reformistas.

Entretanto, Matthew Shardlake, afasta-se dos assuntos da Corte e trabalha no caso de um adolescente maníaco-religioso encerrado no hospital psiquiátrico de Bedlam.

Porém, a sua tranquilidade é subitamente interrompida quando um velho amigo e colega advogado, Roger Elliard, é brutalmente assassinado. Shardlake promete à viúva levar o culpado à justiça, mas o que pensava ser um caso de homicídio isolado é, na verdade, parte integrante de uma melodia diabólica que se propaga a uma velocidade louca pela cidade de Londres.

À medida que novas mortes, fruto de um ritual macabro, se vão sucedendo, as investigações de Shardlake conduzi-lo-ão ao jovem de Bedlam, a Catherine Parr - e às profecias do obscuro Livro da Revelação.

1 comentário:

  1. Bem se ainda não leste estás a perder muito, mas também eu ainda só li Revelação,lol, comecei pelo fim.

    E para minha desgraça na biblioteca não existe o Fogo Negro, chiça é preciso ter sorte.

    ResponderEliminar